UniNorte lança Centro de Pesquisa e Inovação para atender empresas do PIM

  • Compartilhar
Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 às 12h21

Inovatec_UniNorte

 

A Escola de Ciências Exatas do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate, lançou na noite de segunda-feira (27/10) o Centro de Inovação e Tecnologia (Inovatec), durante a cerimônia de abertura do 1° Congresso de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da UniNorte, no Studio 5 Centro de Convenções.

O Inovatec vai atuar no desenvolvimento de pesquisa e inovação em tecnologia, engenharia, arquitetura e informática. “A UniNorte tem uma infraestrutura muito forte de laboratórios, que podem ser usados para desenvolver pesquisas, inovação e oferecer serviços para empresas do Distrito Industrial”, explica o diretor da Escola de Exatas da UniNorte, Jaime Kuck.

Com a implantação do Inovatec, a Escola de Exatas da UniNorte quer disciplinar e articular a captação de recursos públicos e privados e organizar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos. “Já temos projetos na área de refrigeração e combustível desenvolvido por alunos e professores”, explica Kuck. A sede do Inovatec vai funcionar na avenida Getúlio Vargas, na antiga Norte Fitness.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do Cenartec e lançamento do Inovatec o Presidente da UniNorte, Milton Camargo, o Reitor Vicente Nogueira, o Superintende da Suframa, Thomaz Nogueira, o presidente do Implurb, Roberto Moita, e a assessora da presidência da Fapeam, Mariana Siqueira Pinheiro, além de professores e alunos da UniNorte.

Para o Presidente da UniNorte, Milton Camargo, o Cenartec é uma oportunidade única para professores, alunos e comunidade trocarem conhecimento, informação, além de mostrarem um pouco do mundo tecnológico. “Nós temos a melhor infraestrutura de engenharia, de educação aqui na cidade. Ao expor isso, a gente está mostrando não só para os alunos, mas para toda à população nossa capacidade de formar excelentes profissionais na área das engenharias, arquitetura e também em tecnologia”.

O Reitor da UniNorte, Vicente Nogueira, disse que o congresso é a melhor maneira de mostrar o trabalho de excelência dos cursos da UniNorte.  “A Escola de Ciências Exatas da UniNorte teve grandes investimentos nos últimos meses, fazendo com que tenha os melhores e mais modernos laboratórios de engenharia de Manaus. Ela é hoje a maior escola de Engenharia do Estado, tem também o maior curso de Arquitetura e a maior diversidade de cursos tecnológicos. Somos uma escola de muita qualidade, onde se preparam os líderes da engenharia do nosso estado”.

O Superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, disse que o futuro do modelo Zona Franca passa pela formação do capital intelectual e elogiou a iniciativa da UniNorte e da Escola de Ciências Exatas de mostrar os projetos desenvolvimentos nessa área. “Nós precisamos desenvolver em nossa cidade as soluções, desenvolver tecnologia e buscar a inovação sem a qual não iremos evoluir além do que já obtivemos”, afirmou.

Durante o Cenartec foram realizados exposição de produtos e serviços, concursos, desafios, mostras científicas.  O Cernatec prossegue nos dias 30 e 31 na UniNorte.

 

Clique aqui e acompanhe a programação do evento.