Uninorte FIES

Uninorte FIES

voltar ao topo

o que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.


Faça seu Pré-Cadastro

Conheça melhor o FIES

Confira mais detalhes sobre o Fundo de Financiamento Estudantil e veja os depoimentos de quem já utilizou o programa.

simule agora seu financiamento no fies

Simule aqui os valores das prestações a serem pagas durante todas as fases do financiamento.


faça sua simulação

como solicitar?

É muito fácil solicitar o FIES. O primeiro passo é estar regularmente matriculado numa instituição de ensino privada e seguir as seguintes orientações:

  1. 01 Inscrição no SisFIES
    O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

    Acesse: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal
  2. 02 Validação das informações
    Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

    Endereço da CPSA: Rua Dez de Julho, 873 – Centro
  3. 03 Contratação do financiamento
    Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.


No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção!

Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

quem pode solicitar?

Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade

etapas do pagamento

  • Etapa de Utilização

    Durante o curso você paga até R$ 50,00 por trimestre. Esse pagamento é referente aos juros do financiamento.

  • Etapa de Carência

    Após concluir o curso, durante 18 meses, você continua pagando até R$ 50,00 por trimestre.

  •  Etapa de Amortização

    Período de pagamento de até 3 vezes a duração do curso acrescido de mais 12 meses.

ainda tem alguma dúvida?

Veja o nosso FAQ e veja se ela não está aqui embaixo:

 

  • 06 Quais percentuais dos encargos educacionais são passíveis de financiamento?

    Até 100% dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino superior, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for superior ou igual a 60%. Até 75% dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino superior, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 40% e inferior a 60%. Até 50% dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino superior, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 20% e inferior a 40%.

  • 07 Quando não precisa de fiador?

    Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

  • 08 Qual é a taxa de juros do FIES?

    A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

  • 09 Quem não pode solicitar o FIES?

    É vedada a inscrição no FIES a estudante:

    · Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;

    · Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;

    · Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

    · Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);

    · Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

  • 10 Como identificar o local de oferta do curso no SisFies?

    Acesse o Link



Mais dúvidas clicar aqui.

faça sua inscrição